E Agora José?

“E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
E agora, você? “ (Carlos Drummond de Andrade)
A poesia do escritor Carlos Drummond de Andrade (meu poeta favorito) é famosa e interessante. O que fazer quando todas as forças se esgotam e humanamente falando não há solução possível para os problemas?
O José, de Drummond, nos faz lembrar um outro José, o da Bíblia, que também enfrentava uma situação difícil; foi vendido pelos irmãos, acusado de um crime que não cometeu, preso, injustiçado. E agora, José? Como reagir diante de tantas situações adversas, aonde foram parar as promessas de vitória? O José, de Drummond, poderia gritar, gemer, tocar valsa, dormir, cansar, morrer. Do José, da Bíblia, poderíamos esperar duas principais reações:
A primeira delas seria a rebelião por não ver de imediato as promessas de Deus se cumprirem. O povo, quando saiu do Egito reagiu assim. Mesmo depois de presenciar o milagre do mar se abrindo, diante do primeiro sinal de dificuldade (a falta de água para beber), murmuraram conta Deus (Ex 15.22). Não somos diferentes. Quando as dificuldades aparecem, a tendência é murmurar e esquecer de depender da graça divina para confiar nas promessas e para entender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao Senhor (Rm 8.28).
A segunda reação seria a obediência, assumida por José de fato. Obedecer quanto tudo está bem é muito fácil, obedecer em situações adversas é um desafio. Confiar e esperar em Deus é uma tarefa que o nosso coração pecaminoso não consegue cumprir sozinho, dependemos de Deus até para nos ensinar a depender Dele e amá-lo acima de qualquer coisa.
José conseguiu. Com humildade, perseverança e principalmente obediência, assim, Deus permitiu que ele desfrutasse do cumprimento de sua Palavra.
As dificuldades virão, quer para os “Josés”, quer para as “Marias”. E agora? Podemos murmurar e andar sem rumo, como o José, de Drummond, ou podemos demonstrar todo nosso amor a Deus, guardando o que diz os seus mandamentos.
Que Ele tenha misericórdia de nós e nos ajude.

Anúncios

4 comentários on “E Agora José?”

  1. Helder diz:

    Gostei do post, bem criativo…conseguir associar o José de Drummond ao José da Bíblia…mto legal!
    Tow pondo o link do seu blog nos meus.
    Bj!

  2. Rosana diz:

    Gostei mt do Blog…

    e esse texto de Josá falou mt a mim….

    continue…
    bju!

  3. Jonathas diz:

    Oioi….

    Legal o texto…. analogia legal!

    Aproveitei os seus links e entrei lá no wordpress.com, fiquei até com vontade de criar um blog…. vamo ver no q dá….

    boa semana

  4. Como disse a Rosana, também falou muito comigo! A historia de José é uma das mais emocionantes da biblia. Parabéns pelo texto, gostei muito! Bjo!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s