Algumas Razões Pelas Quais NÃO Sou Tricotomista

calvinharodotira851

Tricotomia, no sentido mais simples, é a doutrina de que o homem é formado de três substâncias distintas: corpo, alma e espírito. Geralmente o corpo é material, a alma está relacionada ao entendimento, sentimento e sensibilidade e o espírito ligado à razão, vontade e também permite estabelecer comunhão com Deus.
Do ponto de vista bíblico esse pensamento é equivocado. Charles Hodge, respeitado teólogo sistemático, nos oferece alguns argumentos:
1. Esse pensamento diverge do relato da criação. Em Gênesis 2.7 Deus formou o homem do pó da terra e soprou nele o fólego da vida, assim ele se tornou alma vivente. Observe que não há nesse texto nenhuma referência ao espítito como sendo algo separado da alma.
2. Nas línguas originais em que a Bíblia foi escrita, o hebraico (Antigo Testamento) e o grego (Novo Testamento), as palavras alma e espírito podem ter o mesmo significado, ou um significado muito parecido. Tanto alma quanto espírito pode ser identificado não só como princípio de vida como também como aquilo que pensa e sente.
3. As palavras alma e espírito são usadas na Escritura indiscriminadamente para homens e para animais. “Quem sabe se o fôlego da vida dos filhos dos homens se dirige para cima e o dos animais para baixo da terra” Eclesiastes 3.21. O princípio vivo do animal, ou seja, a alma é dotada de sensibilidade e inteligência próprios para sua espécie, vejam só o caso do Haroldo, ele não precisa frequentar uma escola. No homem, a alma além desses atributos possui faculdades superiores referentes ao intelecto, a moral e a religião. Se o espírito fosse algo distinto da alma é provável que o sábio Salomão teria feito essa distinção.
4. A nossa própria consciência nos leva a percepção de duas substâncias, uma material e uma imaterial.
E o que fazer com as passagens bíblicas em que aparecem alma e espírito como aparentemente coisas distintas? Hogde também nos dá algumas respostas:
Eis uma primeira passagem: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Tessalonicenses 5.23. Nesta passagem Paulo usa um rodeio de palavras para que entendamos que o homem como um todo deve ser santificado.
“A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegre em Deus, meu Salvador”. Lucas 1. 46 e 47 e “Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento”. Lucas 10.27. Aqui não temos uma enumeração de tantas substâncias distintas, mas podemos interpretar esse texto afirmando que o homem deve engrandecer/amar a Deus de todas as suas faculdades e aspectos.
Outra passagem controversa é a de Hebreus 4.12 “[…] penetrante até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas”. Se afirmarmos essa distinção entre a alma e espírito, temos de afirmar distinção entre juntas e medulas, que não são de substâncias diferentes. Ambas são mesma substância porém de formas diferentes. Alma e espírito são mesma substância, porém diferentes aspectos. A Palavra de Deus pentra as emoções e o intelecto, e as mais profundas intenções do coração humano.
Penso que dei motivos coerentes com a Palavra de Deus para minha posição dicotomista. Hodge explica mais versículos. Leia, estude… meu blog sempre com um gostinho de quero mais. Gosto disso.

Consulta em: HODGE, Charles. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2001.

Anúncios

9 comentários on “Algumas Razões Pelas Quais NÃO Sou Tricotomista”

  1. Ideval diz:

    Prof. Falta muito mais de material bíblico, comentários de textos bíblicos, de autoria de terceiros (mesmo q seja HODGE, que claramente optou por um posicionamento dicotômico, então se vê com argumentação, mesmo que exegéticos…??!! com clara defesa de suas posições referentes ao assunto em pauta). Em se tratando da língua original, é aquem das expectativas exegéticas a possibilidade estagnada de recursos semânticos que nos levariam a conclusões mais interessantes. e ainda que (psiquê e pneuma) revelam algo de naturezas totalmente separadas em se ver intelecto separadamente de espírito (folégo de vida). Bom ainda que o texto escrito pelo “sábio” Salomão, necessite de mais aprofundamento teológico sistemático, sem conotação de A ou B (tri ou di). Ainda que a medicina deixa claramente a total diferença entre juntas e medulas:
    Junta: é a conexão entre os ossos. Algumas juntas são fixas e rígidas outras permitem movimentos livres dos ossos e Medula dos ossos: tecido macio que corre dentro da parte oca dos grandes ossos do corpo humano. As hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas na medula.
    Medula Espinhal: um feixe de células nervosas muito longo, que começa no cérebro e percorre todo o interior da coluna vertebral. Ou seja podem sim ser separados… Assim tb “todo ser que respira louve ao Senhor, com integridade e totalidade de ser humano ou seja: CORPO, ALMA, ESPÍRITO louvem ao Senhor!!! Penso ainda que isso é falácia… sem consequência para o exercício da fé crista, só que na defesa da fé, tomamos em nome de ZÊLO doutrinário uma forçosa experiência com a Palavra, e num afã de defesa, temos as vezes valorizado, mais (…HODGE) e não a palavra, e isto talvez não tem sido posicionamente digamos, um tanto MODERADA, se bem que defendo quase que sempre a articulação MAIS CONTUNDENTE que muitos pensam que se trata de arrogância, ou mesmo intolerância, nominado isso com um rótulo as vezes até simpático de EQUILÍBRIO (que penso não se aplica nestes caso) como fêz o próprio senhor Jesus e tb o amado Paulo… ainda teria + pontos a comentar, por hora é só! obrigado, e não me tome por belicoso, apenas classifique-me como argumentador….

  2. Oi Ideval
    Não se preocupe, não o considero como belicioso, e sim como argumentador e um bom argumentador.
    Em resposta aos seus argumentos faço as seguintes considerações:
    1. Você tem razão ao dizer que falta exegese bíblica profunda. Meu objetivo era escrever um post de blog com argumentos breves, e já que há muitos textos bíblicos que envolvem essa questão, fazer a exegese de cada um deles, exigiria um post longo, ou vários post’s. Que é na verdade o que vai acabar acontecendo. Considerarei esse post como introdutório e escreverei outro ou outros clarificando os textos bíblicos com exegese.
    2. O fato de consultar um material sistemático, ou qualquer outra fonte de pesquisa, não implica em desvalorizar a Palavra. Pelo contrário, implica em valorizá-la, buscando o entendimento correto daquilo que ela afirma. Outra coisa é que nenhum de nós está livre de influências, seus próprios argumentos são extraídos de escritores e fontes tricotomitas.
    3. Sobre o seu argumento do corpo humano, confesso a minha ignorância.Seria necessário conversar com alguém que entende de anatomia humana. Mas penso que apesar da Ecritura fornecer muitas verdades importantes a respeito do homem, a sua preocupação não é usar uma linguagem científica exata.
    4. Creio que o equilíbrio e a moderação devem fazer parte de todos os aspectos da vida cristã. Porém equilíbrio não é sinonônimo de tolerância ao erro, ao que não condiz com a Escritura, pelo contrário o cristão moderado reflete a imagem da criação de Deus e a obediência à sua Palavra.
    Aguarde o próximo post. Tentarei, com a graça de Deus, expor a exegese dos textos bíblicos em questão.
    Abraços.

  3. Daniel Cavalcanti diz:

    Paz e Graça sejam convosco. Coloco-me na posição de humilde aprendiz bíblico no que diz respeito a exegese de tais partes bíblicas supra citadas, porém pelo que pude notar é que estãO muitas vezes mais preocupados em demonstrar alguma sabedoria de palavras do que em defender formas argumentativas válidas para as posições em questão. Quando o próprio Paulo ao escrever a igreja de Corinto disse em I CORINTIOS 17 “Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo.” Mas venho defender a tricotomia de uma maneira humilde e simples quando Deus diz em Genesis “FAÇAMOS” o homem a “NOSSA” imagem, este “DEUS” no original hebraico é “ELOHIM” designado ao plural de Deus, ou seja, o Deus TRINO, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Portanto também nós como imagem e semelhança do Pai, somos formados por uma trindade, de CORPO, ALMA e ESPÍRITO. A bíblia relata que somo alma vivente num corpo e não um corpo com alma e que somos templo do Espírito Santo de Deus, somente por este motivo já desmonta-se a crença dicotomista, pois se somos alma e corpo, aonde habitará o Espírito Santo, sendo também nós templo do mesmo. E se alma e espírito são a mesma coisa então todo homem mesmo que ímpio é templo do Espírito Santo de Deus?

  4. David diz:

    Prosseguindo no que Daniel disse, acrescento que os homens ímpios não são são templo do Espírito, apenas os regenerados pela salvação em Jesus Cristo passam a ser morada do Espírito. Col. 3:3 “Pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (nosso espírito já está salvo). Por isso devemos caminhar no processo de santificação, pois temos como Penhor o Espírito Santo de Deus, a garantia de Direito de Propriedade exclusiva do Senhor nosso Deus Altíssimo. Amém.

  5. carlos-s.j.campos(sp) diz:

    Por acaso, procurando algo sobre Charles Hodge no Google, “achei” o seu blog, e acho que foi um ótimo achado, pois percebe-se que inteligencia e espiritualidade séria podem combinar bem.

    Particularmente, estou com muitas dúvidas sobre a profecia dos 2300 dias do livro de Daniel (cap. 8 vs.l4), os adventistas têm uma “interpretação profética” e que parece única entre os pensadores evangélicos, a ponto de fazê-la como uma das doutrinas fundamentais da IASD.
    É minha intenção não entrar em discussão de “exegese bíblica”, pois esse versículo é bastante polemizado por alguns e ignorado por muitos…., Pergunto, então: vc. acha possível realmente Deus ter dados vários dons de profecia e de revelação aos Srs. Guilherme Miller, Joseph Bates, Ellen Gould White, que os permitissem ter uma “nova interpretação” da Bíblia principalmente sobre textos de caráter profético?

    • Olá Carlos;
      Eu não acredito em novas revelações. Para mim, a revelação única e exclusiva é a Bíblia. Outra coisa que vale lembrar é que ao interpretar qualquer texto da Bíblia, devemos tomar cuidado para não ir além do que aquele texto significou para seus leitores originais. Penso que esses dois pontos são importantes ao interpretar qualquer texto.

  6. Fette diz:

    Paz do Senhor. Observei esta interessante questao que serviu para edificarmos na fé pela verdade apresentada pela posição tricotomista. Sim pois há muitas outras passagens que afirmam esta relação, pondo como exemplo o próprio Senhor Jesus Cristo quando questiona a Pedro nas praias do mar de Tiberíades (Jo. 21:15-17), alguns pensam que aquelas perguntas se relacionaram somente as tres vezes que Pedro negou ao Senhor, mas ao analisarmos em relação ao texto que o nosso irmão Daniel Cavalvanti apresentou em Gn. “FAÇAMOS O HOMEM A NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA.” estas perguntas foram direcionada à APARENCIA (Corpo), RAZÃO (Espírito) e CONSCIENCIA (Alma), onde fizeram com que Pedro reconhecesse que a Aparencia tenta mostrar que tudo está bem, o espirito sempre concordara que ama ao Senhor, pois está ligado diretamente a Ele, mas a Alma (consciencia) mostra que o que é de fato, onde Pedro reconheceu que o amava de verdade, e que Ele sabia de tudo. Pode-se ver, que com o questionamente que o Senhor fez a Pedro fato real da afirmaçao e comprovaçao do homem ser tricotomista. que a Paz do Senhor estejam com todos, muito obrigado.

  7. daiane diz:

    Oi gostaria de pedir muito obrigado por vcs ter me ajudado pq é dificil saber so quem sabe mesmo da Biblia e a Biblia tambem tem varias coisas que eu nao entendo e agora é so entrar e pesquisar que da a resposta certa e isso é muito bom ver vcs ajudando todos e eu gostaria de agradecer muito muito obrigado e fiquem com a paz do senhor e q deus ilumine seus caminhos
    OBRIGADAO


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s