Dia do Pastor Presbiteriano

Hoje, 17/12 é dia do Pastor Presbiteriano. Foi nesse dia que o primeiro pastor presbiteriano brasileiro, o Rev. José Manoel da Conceição, foi ordenado. O Rev. José Manoel  foi uma pessoa simples, que conheceu a Deus estudando as Escrituras. Ex padre, abandonou a batina para ajudar Simonton e os demais missionários da Igreja Presbiteriana do Brasil a pregar o Evangelho para o povo brasileiro.

O que dariamos de presente aos pastores presbiterianos no seu dia? Uma Bíblia de Genebra? Um terno? Um livro? Todos esses presentes tem “cara” de pastor, mas a cada dia Deus  me ensina que há outros presentes que alegram mais o coração de um pastor. Posso citar aqui três deles:

Um pastor precisa de obediência. A ele foi incumbida a tarefa de liderar, de guiar o povo. Ele foi destacado para o ensino da Palavra e para a administração dos Sacramentos. Se ele prega essa Palavra com fidelidade ele deve receber obediência das ovelhas. As ovelhas que não ouvem a voz do pastor e que não seguem o caminho se perdem do rebanho. Nem sempre é fácil ou agradável obedecer, mas a Bíblia nos admoesta a sermos obedientes aos nossos líderes e guias (Hb.13). A obedência é um dos melhores presentes que um pastor pode ganhar.
Um pastor precisa de compreensão. Uma verdade que sempre esquecemos é que o pastor também é ovelha. Isso quer dizer, que ele é um homem comum, “sujeito às mesmas paixões que nós”. Ele não é perfeito em tudo, nem atende à todas as necessidades. Ele vai possui falhas, deficiências que precisam ser compreendidas e percebidas dentro da providência divina. Nas dificuldades de um pastor estão as oportunidades para o aperfeiçoamento da igreja. Sei que é difícil compreender esse ensino, mas a igreja que demonstra compreensão e amor ao seu pastor, cresce em maturidade, conhecimento e temor do Senhor.
Um pastor precisa de animação. Ao contrário do que muitos pensam o trabalho do pastor não fácil, nem pouco. Pra começar, exige 24 horas de dedicação, 10 a 12 horas de trabalho diário, demandas que precisam ser atendidas com urgência e uma agenda que nem sempre pode ser cumprida. O pastor também sente cansaço físico e mental, desânimo, tristeza, dor, passa por crises espirituais. Nesses momentos ele precisa de animação e apoio. Quando um pastor presbiteriano é ordenado, a igreja promete dar-lhe essa animação, mas muitas vezes essa promessa é esquecida.

Aproveito o dia de hoje para agradecer  a todos os pastores presbiterianos que me acompanharam nesses quase quinze anos em que tenho o privilégio de pertencer a IPB. Rev. Irineu, que  me acolheu na IPB ainda no início da adolescência. Rev. Neurival, estudioso, visitador e comprometido com a verdade. Rev. Erinaldo, me ensinou a caminhar com Deus, a descobrir meu chamado ministerial, ele foi pastor, pai, amigo e irmão. Rev. Marcos Alexandre, não foi pastor em nenhuma igreja por onde passei, mas foi meu professor de teologia, meu tutor, meu mestre. E por último, Rev. Misael, esse da foto ao lado, que na verdade é um PAIstor, é impossível calcular o quanto devo a ele, por sua paciência, amor cristão, sabedoria e humildade. Se hoje eu sou uma pessoa melhor do que há 6 ou 7 anos atrás eu devo isso ao Rev. Misael.

Há outros também que me pastorearam, e não são presbiterianos e que também merecem honras. Outros, que são amigos e que tive o prazer de acompanhar os estudos, a ordenação. A todos eles os meus parabéns. Que Deus continue abençoando a vida de vocês nessa árdua tarefa de cuidar de nós, as ovelhas.

8 comentários on “Dia do Pastor Presbiteriano”

  1. michele diz:

    que legal não sabia que tinha esse dia!!!

    é faço da suas palavras para o Misael as minhas com algumas adaptações… rsrs

    “… Rev. Misael, …, que na verdade é um PAIstor, é impossível calcular o quanto devo a ele, por sua paciência, amor cristão, sabedoria e humildade. Se hoje eu sou uma pessoa melhor do que há 10 ou 11 anos atrás eu devo isso ao Rev. Misael.”

    buaaaaaaaaaa…. meu Pastor vai embora!!! :_(

  2. Belíssimo post.

    Que sejamos melhores ovelhas, para que eles sejam melhores pastores, e a Igreja seja fortalecida, para a glória de Deus.

    bj

  3. aricélia farias dos santos almeida diz:

    Feliz dia do pastor a todos os pastores do Brasil minha oração é para DEUS abencoar cada um sua maravilhosa graça e poder .

  4. Misael diz:

    Oi Ivonete;
    Muito obrigado pela consideração! Espero que desfrute bem de suas férias.

  5. Excelente post, mesmo!
    Resumiu todos os livros de homilética que li!! 🙂
    Boas férias!!

  6. Ocasional diz:

    Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok, ou ainda veja mais detalhes em http://www.ocasional.com.br/howto.aspx Abraços. Samuel

  7. Marcelo Cavalcante Carvalho diz:

    Gostei muito de ter lido o texto, mais gostei mais ainda de revê-lo mesmo sendo por foto, como vai sua família? espero que cheios do amor de Cristo, não sei se vc vai lembrar de mim, sou o Marcelo Cavalcante, da Igreja Presbiteriana de Cidade Ocidental/GO, neto do presbitero Simas, venha nos fazer uma visita qualquer dia desse, que a graça de Deus continue contigo e com sua família! um grande abraço.

  8. Jurema Rodrigues Manso Esteves diz:

    Olá, irmã!
    A PAZ do SENHOR JESUS!
    Gostei muita de sua explanação.
    DEUS te abençoe ricamente.
    Jurema Rodrigues Manso Esteves- secretaria da Congregação Presbiterial da Abolição- Rio de Janeiro- Capital.
    Rua Cantilda Maciel,68-CEP:20755-190
    e-mail; ipabolicão@gmail.com;
    e-mail da secretaria: secretariaipabolicao@gmail.com
    Site da Igreja: http://www.ipabolicao.webnode.com.br
    Fique na PAZ!
    Jurema


Deixe uma Resposta

