Sermão Monólogo

Pessoal, estou postando um sermão monólogo que fiz nas maravilhosas aulas de homilética ministradas pelo Dr. Jilton Moraes. Na época da pregação, eu fui vestida de viúva e tudo. Muito legal. Já foi escrito tem algum tempinho (2002), então desconsiderem qualquer coisa.

POR QUE VIESTES A MIM?
1 Reis 17.8-24
Acordei para mais um dia, aquele seria um dia diferente, apesar de ter começado como todos os outros. Eu e meu filho não tínhamos muita coisa em casa, então fui até os portões da cidade em busca de algo.
Estava apanhando alguns gravetos para comer e esperar a morte quando alguém se aproximou de mim pedindo água. Era um homem peludo que usava uma túnica presa com um cinto largo. Naquele momento não podia imaginar que aquele seria o homem que transformaria a história de um povo, e que transformaria também a minha vida. Quando lhe dei água ele pediu também comida, naquele instante fiquei pensando, como pode um homem desses me pedir comida, não teria ele percebido que eu era apenas uma viúva pobre?
Mas ele não era um homem qualquer, tratava-se nada mais nada menos que do grande profeta Elias. Ele havia enfrentado o rei Acabe profetizando que não iria chover por três anos, pois o povo havia se rebelado contra Deus. O rei Acabe estava a procura de Elias como um doido, e ele já havia se escondido em vários lugares e agora estava ali me pedindo comida e abrigo.
Internamente comecei a questionar aquela situação, por que Elias teria vindo a mim, uma viúva pobre? Haviam várias viúvas naquele tempo, ou quem sabe Deus poderia ter abrigado Elias na casa de alguém que tivesse sustento de sobra. Deus permitiu que Elias viesse até mim para operar vários milagres, pois Deus permite que as situações mais absurdas seja revertidas para o nosso bem, mas como poderia uma viúva sem comida alimentar alguém?
Confesso que esse foi um fato que demorei para entender. Se o Deus que Elias estava pregando tivesse realmente misericórdia das pessoas Ele enviaria alguém para me ajudar não para tirar o que eu já tinha, ou melhor o que eu não tinha. Porém, Elias veio até mim para operar o milagre do sustento. Quando nos encontramos pela primeira vez nos portões da cidade Elias disse que multiplicaria o que eu tinha, um pouco de azeite e farinha, e esse milagre realmente aconteceu, enquanto Elias esteve conosco fomos abençoados com o sustento material. Muitas vezes o que temos é tão pouco e impossível de se dividir com alguém, mas quando partilhamos Deus nos abençoa.
As coisas corriam bem, em uma época difícil não estávamos passando fome, e Acabe ainda não tinha descoberto que Elias estava escondido em minha casa, mas aconteceu algo que eu realmente não esperava, meu filho, meu único filho adoeceu e morreu. Nesse momento não importava se tínhamos comida, meu filho representava tudo pra mim e a sua morte significava uma vida condenada à solidão, eu não tinha ninguém, agora estava só e sem esperança de pelo menos alguém que cuidasse de mim na velhice. Elias era o culpado de tudo, por que ele veio a mim? Não importava o milagre, nessa hora de crise dei lugar ao desespero e não percebi que Elias veio para operar o milagre da vida. Sentei e por um momento eu queria morrer junto com meu filho, estava imobilizada, Elias como homem de ação que era, moveu-se rapidamente, levou o menino para o quarto que eu havia cedido e o colocou em sua esteira. O certo era que nem mesmo Elias estava entendendo o que estava acontecendo, pois orou: “Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho”, talvez a minha explosão contra ele e o meu desespero contribuiram para que ele ficasse ainda mais confuso, mas ele também agiu em total dependência pedindo para que Deus fizesse algo. Minhas mãos estavam enterradas na face, não conseguia parar de chorar. Elias colocou novamente o meu filho em minhas mãos, e eu mal podia acreditar e agora as lágrimas que rolavam pelo meu rosto eram lágrimas de alegria, nesse momento percebi que Elias veio realmente para operar o milagre da vida, ele não só deu vida ao meu filho, mas a mim também, pois meu filho era a minha vida.
Percebi que não parava por aí. Elias veio a mim para trazer o milagre da verdade, pois depois de tudo, reconheci que Elias realmente era um profeta de Deus, e mais que o seu Deus é o Deus verdadeiro. Elias tinha uma grande missão da parte de Deus, mostrar ao povo que o Deus de baal era falso, e já havia começado essa missão em minha casa. Depois disso ele operou o grande milagre no monte Carmelo, então não só eu, mas todo o povo reconhecia que o Deus de Elias era o Deus verdadeiro.
As lições aprendidas com a permanência de Elias em minha casa foram muitas, a maior delas foi que muitas vezes questionamos a Deus quando algo que aparentemente consideramos nocivo acontece conosco, no inicio a vinda de Elias era ilógica, parece que Deus estava fazendo tudo ao contrario, porém com o passar do tempo essa visita se tornou milagrosa. Quantas vezes você tem agido assim querido, questiona Deus por Ele não está agindo da forma que você considera correta, temos que entender que tudo coopera para o bem dos servos de Deus, e Deus é soberano e poderoso suficiente para reverter qualquer tipo de situação.
Espero que essa experiência possa ter sido edificante para todos.
Viúva de Sarepta.
4 comentários on “Sermão Monólogo”

  1. Show de criatividade!

    Ótimas aplicações, e, mesmo tendo sido escrito há tanto tempo, esta publicação agora vem em sintonia com o que escrevi nos 5C – sobre como o conhecimento de Deus nos faz encarar as coisas de outro modo.

    Parabéns!

    beijo

  2. Que legal, Ivonete!

    Deve ter sido legal ver sua apresentação! =]

    E o blog tah bonitão, viu??? =]

  3. michele diz:

    oi!!! li! gostei!

  4. Olá, sou pastor da IPB em Bebedouro/SP e estou lhe escrevendo para parabenizá-la pelo “sermão monólogo”, muito edificante. Que Deus continue te abençoando.


Deixe uma Resposta

