O Crente no Mundo de Deus

PLANTINGA, Cornelius. O Crente no Mundo de Deus: Uma visão cristã da fé, da educação e da vida. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2007. 156p.

O livro “O Crente no Mundo de Deus” é uma monografia adaptada de Cornelius Plantinga, quando ele era Deão da capelania do Calvin College. Seu objetivo é mostrar como uma instituição cristã de ensino superior reformada, por meio da tríade criação-queda-redenção,  deve construir uma moldura para que o estudante encaixe seu conhecimento, reconhecendo a visão bíblica de mundo.

No primeiro capítulo, Plantinga discorre sobre o senso do divino presente em cada coração humano,  que se manifesta em tantos outros anseios, é o combustível para a esperança. Que esperança seria essa? Nas palavras de Plantinga: “é aquilo que acreditamos que irá nos salvar, nos complementar”. Essa esperança em toda a Bíblia aponta para a Cristo.

No segundo capítulo, o autor chama a atenção do leitor para pensar na criação considerando as relações entre a Trindade. De forma poética e com muitos exemplos, ele caminha trazendo informações sobre os atributos de Deus demonstrados na criação dos animais, e principalmente do homem com o estabelecimento do mandado cultural, reafirmando a criação como ato da bondade infinita e soberana de um Deus amoroso que decide se relacionar com suas criaturas.

O capítulo sobre a queda, traz informações preciosas sobre a condição humana. O homem não vive como deveria viver porque está corrompido. Isso significa que ele vive em uma condição anormal, destrutiva, totalmente diferente daquela que Deus criou. Ele perverte os dons dados por Deus na criação e polui seus relacionamentos com a idolatria. O coração do homem é o grande culpado dessa corrupção e só não se entrega ao caos devido a graça comum que barra os seus piores ímpetos.

Como afirma o autor “mais antiga que a miséria humana, é a graça [e a misericórdia] de Deus por aqueles que não merecem. A Bíblia inteira é recheada de manifestações da “persistente graça de Deus”. O ponto alto dessas manifestações está no sacrifício de Cristo, sua morte e ressurreição pode nos devolver de volta a paz e a esperança. Mais do que descrever isso, no capítulo quatro, Plantinga nos desafia a “reformar” o nosso pensamento dia a dia pela luz dessa Verdade.

O autor finaliza seu livro falando sobre o estágio final da redenção, a vinda do Reino de Deus. Ele esclarece a amplitude desse conceito, falando sobre o chamado que todos os cristãos possuem para “exercer papel ativo” em todas as esferas desse reino buscando a redenção de cada uma dessas áreas. O livro finaliza expondo o conhecimento, as habilidades e as virtudes que o cristão precisa ter para seguir essa vocação.

Recomendo esse livro, pois o autor fornece a oportunidade de apreender conceitos bíblicos importantes aplicados em exemplos cotidianos simples. Como cristãos e estudantes somos desafiados a ampliar nosso conceito de reino de Deus e a cumprir nossa vocação desenvolvendo o conhecimento, as virtudes e habilidades aprendidas nessa leitura.

Anúncios

One Comment on “O Crente no Mundo de Deus”

  1. Oba! Mais um livro pra comprar!
    Obrigado Ivonete!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s