Muito Além das Maçãs

Uma maçã para o professor! Esse costume é muito antigo e fez, inclusive, com que a maçã fosse uma fruta sempre relacionada ao magistério. Há quem pense que professores ganham apenas maçãs. Lembro-me do Chaves que deu um sanduiche de presunto (mordido) ao seu professor, e do Nhonho que deu-lhe uma melancia. Ontem eu ganhei um pé de alface e duas pinhas e sempre ganho maracujás, abacates, etc. Mas o que importa é que o que eu ganho, vai muito além das maçãs ou de qualquer outro fruto. Eu ganho vida.

Eles aprendem as letras, eu aprendo a simplicidade, a honestidade, o esforço e a vontade, não apenas de ler ou escrever, mas de ser valorizado, de ser visto como gente, como ser humano, criado à imagem e a semelhança de Deus.

Entre “Marias”, “Josés” e “Franciscos” eu vou ganhando coisas que alimentam, não somente o corpo, mas também à alma. Vou ganhando sorrisos, conversa fiada, abraços, gestos de carinho. Coisa que pouca gente nesse mundo sabe o valor, infelizmente. Coisas que não estão nos livros, ou nos currículos anuais, mas que estão na interação que a escola proporciona.

Antes que me joguem pedras, não desconsidero o valor dos livros ou das letras, mas fazemos melhor uso do que está neles, quando aprendemos a usar para glorificar a Deus e para ajudar o próximo.

É só assim que a gente vai aprendendo, vai ensinando, vai plantando, vai colhendo, coisas que estão muito além das maçãs.

Texto escrito em homenagem aos alunos do EJA do Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte, Gama – DF.

3 comentários on “Muito Além das Maçãs”

  1. E eu pensando que ia ser um post sobre iPads!!!

  2. Que texto lindo, Ivonete!!!

    Gostei demais!
    Muito nobre essa profissão de professor! =]


Deixe uma Resposta

