Aforismos Schaefferianos

Apresento a minha leitura do livro de Francis Schaeffer, “O Deus que se Revela”, em 9 aforismos. Esse é o útlimo livro de uma trilogia dos livros fundamentais de Schaeffer. Quem sabe não me animo e faço aforismos dos outros dois?
1. Eis os principais dilemas do homem: Ele é um ser finito, mas ao mesmo tempo pessoal, o homem é um ser nobre, há algo grandioso nele, mas ao mesmo tempo ele é cruel. O homem  encontra-se em estado anormal, muito diferente do que foi criado, não apenas no sentido epistemológico, mas no sentido moral.
2. A existência tem uma origem pessoal. Ela não pode partir do nada, nem tampouco ter uma origem impessoal, já que essa última não consegue tratar as pessoalidades do homem.
3. Já dizia Jean Paul Sartre: A questão filosófica básica não é se as coisas não existem e sim que as coisas existem. Um Deus pessoal e infinito é uma necessidade filosófica da metafísica, e tudo se baseia no fato de que ele existe e que deu origem a existência que o revela.
4. Pode parecer presunção ou empáfia, mas não há várias respostas possíveis para a existência. Há somente uma única resposta: a existência de um Deus pessoal e infinito.
5. Deus criou o universo, mas não depende dele. A Trindade é completa, una, diversa e pessoal.
6. O Cristianismo é verdadeiro em relação a TUDO que existe. Você não encontrará respostas fora dele. Pasme! Os homens agem como se o Cristianismo fosse verdadeiro, pois ele está “alinhado” com a experiência de todos os homens.
7. Eis um tapa na cara dos relativistas: Platão afirmava que se não houver absolutos não haverá moral. “O caráter de Deus é a moral absoluta do universo”. Se Deus não existisse não haveria resposta para o problema do mal e para o senso de moral que existe em todo ser humano.
8. Para o homem que não enxerga o absoluto, o universal, a única resposta para o que lhe é particular será o silêncio.
9. Deus existe e não está em silêncio, ele se REVELA! De forma verbal, proposicional e objetiva. Essa é a comunicação do Criador com a criatura. Não busca ser exaustiva, mas é verdadeira e adequada ao ser humano.
Anúncios

4 comentários on “Aforismos Schaefferianos”

  1. Clóvis diz:

    Net,

    Parabéns pelo post, tuitei alguns aforismos e vou chupar alguma coisa para o Cinco Solas, se não se importar.

    Sem querer parecer chato, mesmo o sendo, dê uma olhadinha no aforismo 7. Tem um “absotula” tomando o lugar de “absoluta”.

    Em Cristo,

    Clóvis

  2. Você, melhor do que ninguém, sabe da admiração que tenho por este autor =]
    Os aforismos ficaram ótimos, e captam a essência da obra.
    Que Deus nos ajude, dando-nos a capacidade de análise e apologética-evangelismo de homens como o Schaeffer.
    Um beijo, linda, e parabéns pelo post

  3. Olá Ivonete,

    Também gostei muito do seu blog. Quanto ao Schaeffaer, he he he, não há muito o que comentar. O que me admira é o fato de que ele se engajou em uma batalha para a apresentação das boas-novas traduzida em termos culturais bem claros, sem perder o contato sensível com a verdadeira espiritualidade.

    Abraços,
    Igor


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s