O Mundo Está ao Contrário e Ninguém Reparou?

Essa é a pergunta de uma das músicas do Nando Reis. É a pergunta que me faço quando vejo postagens como essa no Facebook.

Sinceridade… Me preocupo muito com os estudantes de hoje. Quase todo mundo quer passar sem estudar, preguiça de ler, de fazer exercícios, copiar trabalhos e colar virou sinônimo de coisa legal e esperta. Ser mediocre é o suficiente. Geralmente o aluno vem e pergunta “Quantos pontos faltam para eu passar?” e vibra ao perceber que alcançou a média mínima da escola. O respeito pelo professor já é coisa do passado. Isso é um reflexo dos tempos que vivemos, mentira, corrupção, mediocridade, roubo, desrespeito e infelizmente, penso que tudo só tende a piorar.

A Bruna e a Emanuella que fizeram a paródia da imagem, nem se deram ao trabalho de refletir que todos os professores já tiveram no lugar nos alunos. Eu sou uma delas. Acordava cedo, morava longe da escola e ia andando, e não tinha pc pra fazer abobrinhas como essa quando chegava em casa, não. Nunca levei uma advertência, pois sabia que se chegasse em casa com ela, no outro dia não teria dentes para cumprimentar meus colegas na escola (sem exageros), e o fato de me preservar de advertências ou suspensões era porque sabia que a minha mãe tinha de fato coragem e amor pra fazer isso. Hoje, o aluno apronta na escola para ganhar suspensão e ficar uns diazinhos em casa no pc ou na TV.

Já estive nesse lugar sim, e fiz prova sem colar. Na verdade falar que cola ou que copia trabalhos é assinar atestado de burrice, é dizer que não tem capacidade, ou que se tem muita preguiça, para aprender ou para fazer um trabalho e nunca quis que as pessoas pensassem isso de mim. Não entendo como os adolescentes hoje avaliam isso como sinônimo de esperteza.
Também tinha professores chatos e não gostava de todos eles. Ninguém é obrigado a gostar. Mas todos são obrigados a respeitar.

Recado pra galera que acha que levando vida de estudande desse jeito vai ser independente. Caia na real agora! A menos que você vire jogador (a) de futebol, político ou tenha pais ricos e tolos, é melhor acreditar no Papai Noel do que acreditar que você vai viver viajando e comprar apartamento sem conseguir estudar e ser um bom profissional. Apesar de que… do jeito que as coisas andam talvez até você consiga, mas eu não arriscaria, porque essa ideia de independência depois da escola é muito ilusória. Hoje você tem boletins, amanhã você terá contas, e cá pra nós a vida seria tão mais fácil se só tivésssemos que nos preocupar com os boletins.

Enfim… tou fazendo tempestade com uma brincadeira de adolescentes? Pode até ser, mas acho que é por tantos pensarem assim que a coisa chegou no nível que chegou. É só brincadeira, mas Pai, mãe, avó, tio, tia, professor… veja o que tá sendo expresso nessa brincadeira inocente. Não tenho filhos, mas se tivesse eu não ia querer que eles brincassem assim. Aliás temo pelo futuro deles, temo pelo futuro da escola e consequentemente do país.

Anúncios

11 comentários on “O Mundo Está ao Contrário e Ninguém Reparou?”

  1. allenporto diz:

    Linda, suas questões são muito pertinentes. Quando Allan Bloom se perguntou sobre o declínio da cultura ocidental, falava de como o ambiente universitário havia se transformado, e a mente dos jovens estava “indo embora”…

    A coisa agora é cada vez mais cedo – não precisam chegar à universidade pra perder a cabeça, tudo acontece ainda na escola. E tudo é publicado no facebook, como um troféu.

    Eu sinto #vergonhaalheia por essas crianças noveleiras, preguiçosas e medíocres. Mas sinto ainda mais tristeza por constatar que não estão sozinhas, e que amanhã serão os profissionais incompetentes que levam o nosso país mais para baixo.

    Enquanto isso, oremos e trabalhemos na vocação que nos foi dada. Apenas cumpra o seu chamado, e Deus despertará quem Ele desejar.

    Um beijo do seu companheiro de lutas.

  2. Dina Barreto da Silva diz:

    Ivonete, ontem mesmo eu conversava com Karina e Aline, ali esperando João Vitor, na Escola Dominical, sobre o que acontece nas escolas, de modo particular, e que não teremos condições de evitar. Qual a melhor escola? Não podemos colocar nossos netos numa redoma de vidro…E as escolas de confissão cristã? Muitas vezes também não são orientadas e fazem horrendas discriminações de modo silencioso e quase imperceptível.
    E em tantos e tantos outros ambientes, vê-se a displicência, a incompetência, a falta de respeito, principalmente aos idosos, a iresponsabilidade.
    Agradeço á minha mâe que nos criou com rigidez para o nosso próprio bem.Os valores que ela e papai nos passaram , são eternos. Louvo a Deus por eles.
    A propósito, pelo que você contou sobre sua mãe. a minha era da mesma escola. Se pronunciasse palavrão ela dizia que quebraria nossos dentes.Se desobedecesse, o rosto seria virado para trãs.kkkkkkkkkkkkk sei que era da boca para fora ,ela jamais faria isso. Mas, na nossa inocência críamos ser verdade.
    Qual é o mandamento com promessa? era o que ouvíamos após um mal feito. Ah.. por aí vai. descupe o texto tão longo, mas também me preocupo com a relativização das coisas no mundo de hoje, e, às vezes até nas igrejas.
    Abraço, Dina

  3. michele diz:

    Ivonete,
    Quem escreveu isso realmente não sabe o que é ralar.
    Na minha é epoca(rsrs) eu estava na escola as 7h.
    A pouca idade pode levar elas a acharem que a vida é dificil na idade delas.
    Elas tem a facilidade de fazer trabalhos usando PC, mas a professora não pode usar o PC para corrigir o trabalho delas. Então quem rala mais???
    Vejo tudo isso como consequencia do pecado e do mundo caido.
    Quando vejo isso e outras coisa de adolescentes (que sei que tb te incomodam) clamo mais algo “venha o teu reino”!
    otimo post!!!
    bjs

  4. Quando a famosa “Lei de Gerson”surgui era uma brincadeira “inocente” sobre uma propaganda nefasta. Vendeu muito cigarro, que matou muita gente, e que o pais gastou milhões de cruzeiros ( moeda da epoca) e continua gastando até hoje. Parece que “levar vantagen” infiltrou em todas as areas da vida: passar sem estudar; ganhar dinherio sem trabalhar; utilizar “porcamente” o planeta agora sem pensar nos que virão. É certo que … nos ultimos tempos os homens setornarão egoistas…, mas está na hora de virarmos a cabeça e colocar o mundo (as pessoas) na posição certa.

  5. […] O Mundo Está ao Contrário e Ninguém Reparou? – o IvoneTirinhas volta com uma reflexão interessante a respeito da postura e da vida dos estudantes hoje. Uma provocação importante. […]

  6. Tainá diz:

    Excelente post, Iv.
    Os adolescentes (crianças também, pelo que vejo) estão perdendo noções básicas sobre respeito… acredito que isso seja fruto do pouco tempo que os pais têm para educá-los, bem como da relativização de valores e princípios. Hoje tudo depende do ponto de vista; nada é absoluto e cada um tem que fazer aquilo que lhe convém e que [aparentemente] lhe trará felicidade e assim, para o mundo, é viver.
    Triste, mas é a realidade nua e crua =/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s